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Volta às aulas: desafio x dificuldade

Além dos procedimentos rotineiros como organizar material, uniforme, transporte, desenvolver hábitos e rotinas de levantar cedo, ou  fazer lição de casa, tem uma dinâmica que considero muito mais significativa e difícil, a adaptação emocional da criança à escola.

Pense em você quando muda de emprego, de casa, ou algo em sua rotina. Pode ser uma mudança para uma situação bem melhor, ainda assim, sentimos e demoramos algum tempo para nos adaptar. Portanto, imagine isso na criança. Por isso, os pais precisam ter paciência neste primeiro mês de aula.

As crianças têm dificuldades em se adaptarem às situações novas. Medo, é a primeira emoção básica presente neste contexto.  Elas precisam de segurança, e para isso, dependem da sensação de acolhimento e confiança que sentirem no ambiente. Outra necessidade importante, é que elas sejam orientadas para aliviar esse momento inicial de estresse e medo.

Sendo assim, os pais devem se certificar que suas crianças foram bem acolhidas pelo professor, que estes foram empáticos e elas sentiram-se bem no ambiente escolar como um todo.

Se possível, nos primeiros dias,  um dos pais devem levar as crianças a escola, enfatizando, que é um momento importante na vida delas, mas que elas precisam brincar, sentirem-se bem e que eles estarão lá ao final do período para buscá-las e voltar para casa. Devem ressaltar, que mesmo distante dos pais, elas podem sentirem-se protegidas, pois eles estão atentos a qualquer dificuldade que elas tiverem.

Apesar de querermos proteger nossos filhos e evitar qualquer sofrimento, as crianças precisam passar por essas situações, pois são experiências  determinantes para o desenvolvimento psicossocial.

No entanto, este é um momento de muita atenção e bom senso. Passar por situações novas são importantes para o desenvolvimento da criança, mas também, podem intimidar, limitar e ao invés de ampliar, minimizar as habilidades e potenciais inatos que essa criança pode ter.

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Marilena Borges

Graduada em Psicologia com especialização em Psicologia Clínica e Mestre em Filosofia. Sócia e diretora do ESEDES.

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