fbpx

Artigos

A melhor idade

O que fazer para chegar  na terceira idade da melhor maneira? E o que seria a melhor maneira?

Para falar do amanhã temos que falar do hoje. Para isso, podemos perguntar a cada pessoa, como ela está vivendo o hoje. Aliás, como você está vivendo o seu hoje?

Você que hoje tem saúde, que ainda não chegou na terceira idade. Observação importante,  terceira idade, começa a partir dos 65 anos de idade. Mas isso é apenas um dado da Organização Mundial da Saúde. Obviamente, hoje sabemos que as pessoas podem se cuidar, ter uma vida saudável e principalmente, a idade depende do estado de espirito, o quando somos alegres, otimistas, divertidos e queremos viver.

Mas, voltando a falar do hoje, o que seremos amanhã depende, é claro, de uma dose de sorte, mas depende principalmente, do que fazemos hoje, da nossa vida. 

Tudo que você irá colher, depende do que você plantou.

Portanto, precisa dar uma olhada na sua vida e analisar:

  • Você cuida da sua saúde, física e emocional?
  • Faz coisas que lhe dão prazer? 
  • Vive com pessoas que te estimam e te amam de verdade? 
  • Trabalha, mas consegue respirar e equilibrar seu tempo fazendo outras coisas que lhe trazem paz e serenidade?
  • Faz exercícios físicos?
  • Medita?
  • Consegue equilibrar o que você procura ter com o que realmente você precisa?
  • Tem amigos verdadeiros?
  • Tem um crença religiosa?  

Se você respondeu sim a 90% dessas questões, isso quer dizer que você com uma boa dose de sorte e ajuda divina se for merecedor, terá uma terceira idade saudável, tranquila com problemas que podem ser facilmente contornados.

Se você respondeu sim a apenas 60% das questões, é porque, mesmo com uma boa dose de sorte e ajuda divina, você terá alguns problemas como ficar dependente ou infeliz, ou ainda, sentindo-se inútil.  Contudo, apresse-se e tente mudar algo hoje para garantir uma situação melhor no amanhã.

Agora se você respondeu sim a apenas 30% das questões, sinto muito, o amanhã não precisa chegar para você perceber que está se cuidando muito mal hoje. 

Você precisa mudar rápido, pensar em você, fazer algo pela sua vida agora, quando ela está acontecendo, deixando o desanimo e a preguiça de lado.

E assim, ainda há tempo de renovar sua história.

É como a história do Charles Brown, se você quiser ser deprimido, é só andar cabisbaixo.

Se você quiser viver bem amanhã, ter a melhor idade com saúde e agradecendo pelos momentos de vida vividos e a viver, cuide-se hoje, mude hoje, seja quem você quer ser amanhã, hoje!

Marilena Borges, Psicologa e consultora organizacional, diretora do ESEDES  Espaço Elaborado para o Desenvolvimento da Essência do Ser. e-mail: [email protected]
Compartilhe este texto

Marilena Borges

Graduada em Psicologia com especialização em Psicologia Clínica e Mestre em Filosofia. Sócia e diretora do ESEDES.

Últimos artigos

Rolar para cima
Rolar para cima