fbpx

Artigos

Eneagrama: Centro Mental e a Nossa Habilidade de Pensar, Analisar e Raciocinar

Este centro tem, basicamente, como fonte principal a compreensão racional que proporciona a orientação interior e o direcionamento para compreender e dar um significado lógico às coisas, situações e pessoas.

É como uma percepção a priori, que traz a avaliação do que se apresenta em determinado momento, fazendo com que surja a resolução.

Tipos 5, 6 e 7

Todos os tipos têm problemas com este centro, acabam tendo suas mentes cheias de perguntas que querem respostas, e pensamentos que se desdobram em inquietudes, provocando estados emocionais como insegurança e ansiedade, mas os tipos desta tríade mental têm mais dificuldade para acessar a natureza calma e equilibrada da mente.

As pessoas dos tipos 5, 6 e 7 não conseguem acalmar suas mentes. Paradoxalmente a toda a habilidade de orientação interior, de ter a mente tranquila para sentir um profundo apoio que advém da confiança que gera certeza para atuar no mundo, vem uma sensação de desorientação interior, que as faz ficarem bloqueadas, e até paralisadas, de medo.

E cada um reage a esse medo de maneiras diferentes.

Quer saber mais sobre o centro emocional do eneagrama? Confira nesse artigo!

E para saber mais sobre o centro físico do eneagrama, acesse esse material!

Compartilhe este texto
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Marilena Borges

Graduada em Psicologia com especialização em Psicologia Clínica e Mestre em Filosofia. Sócia e diretora do ESEDES.

Últimos artigos

Rolar para cima