Este centro tem, basicamente, como fonte principal a compreensão racional que proporciona a orientação interior e o direcionamento para compreender e dar um significado lógico às coisas, situações e pessoas.
É como uma percepção a priori, que traz a avaliação do que se apresenta em determinado momento, fazendo com que surja a resolução.
Tipos 5, 6 e 7
Todos os tipos têm problemas com este centro, acabam tendo suas mentes cheias de perguntas que querem respostas, e pensamentos que se desdobram em inquietudes, provocando estados emocionais como insegurança e ansiedade, mas os tipos desta tríade mental têm mais dificuldade para acessar a natureza calma e equilibrada da mente.
As pessoas dos tipos 5, 6 e 7 não conseguem acalmar suas mentes. Paradoxalmente a toda a habilidade de orientação interior, de ter a mente tranquila para sentir um profundo apoio que advém da confiança que gera certeza para atuar no mundo, vem uma sensação de desorientação interior, que as faz ficarem bloqueadas, e até paralisadas, de medo.
E cada um reage a esse medo de maneiras diferentes.
Quer saber mais sobre o centro emocional do eneagrama? Confira nesse artigo!
E para saber mais sobre o centro físico do eneagrama, acesse esse material!