LÍDER E CHEFE SÃO COISAS DIFERENTES.
Liderar é orientar e não mandar, a liderança parte do incentivo, da ajuda, do compartilhamento de conhecimento, da construção da confiança. Enquanto a chefia não assume responsabilidades, apenas aponta culpados e assume uma postura autoritária.
A DEMOCRACIA É UM DOS PILARES DA LIDERANÇA.
Dar espaço para os liderados contribuírem é construir um ambiente mais forte, com uma equipe sólida e organizada. Os melhores resultados tendem a surgir quando toda a equipe tem interesse em alcançá-los, não apenas o líder. Por isso a comunicação entre líder e liderados deve ser aberta.
EXIGÊNCIA NÃO É GARANTIA DE SUCESSO.
Muitas vezes o líder que é crítico demais com o trabalho desenvolvido pelos seus liderados acaba intimidando-os de tal forma que pode comprometer os resultados. Mais do que apontar os erros é preciso ensinar a evitá-los, portanto o líder que exige muito precisa ser cauteloso.
É PRECISO VER ALÉM.
Antecipar necessidades e identificar tendências de liderança é fundamental para se renovar enquanto líder, é preciso acreditar na mudança como algo sempre positivo e enriquecedor. Um bom líder é capaz de reconhecer quando está seguindo na direção errada e assim, contornar essa situação.
DAR AUTONOMIA É CONSTRUIR CONFIANÇA.
O líder que permite que a sua equipe trabalhe com autonomia colabora para o bom rendimento do trabalho, uma vez que os colaboradores podem expressar suas opiniões e gerenciar os seus processos sem pressão de superiores. Neste sentido, todo bom líder deve ter sabedoria para dosar a liberdade que a sua equipe precisa.